segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

QUAL É SUA APTIDÃO?




No nosso mundo moderno, que também é denominado por muitos estudiosos como o ‘mundo da tecnologia, e da informação’, a pressão para sermos bem sucedidos na vida profissional é algo cotidiano. Pais indicam os filhos para boas escolas, pagam cursos particulares de vários segmentos (línguas, informática, etc)  visando que as crianças e adolescentes tenham um encaminhamento profissional desde cedo.  Devido também ao crescimento sutil da inflação, onde o custo de vida de um brasileiro se torna cada vez mais caro,  muitos jovens buscam por trabalhar desde cedo, muitas vezes deixando de lado o bem tão precioso que é o estudo, visando atender as necessidades familiares e promover o sustento da família.

Portanto, a grande maioria de pessoas atualmente, tem uma área de atuação, que ocupa desde cedo, ou então atua em uma área onde tem mais mercado de trabalho. Porém, a pergunta que lhe faço é: Essa área de atuação em que você está, é o que você gosta de verdade?
Segundo pesquisas pelo mundo afora, a grande maioria das pessoas vai responder que não. E as respostas seguem padrões como:
- ‘Estou nessa área, pois comecei desde novo (a). Então sempre fiz isso a vida toda, não sei se é isso que mais gosto de fazer’.
- ‘Estou nessa área, mas não gosto. Faço porque trabalho com isso, então consequentemente conseguirei trabalho de forma mais fácil nessa mesma área’.
- ‘Estou nessa área, mas sinto que posso muito mais do que isso’.
- ‘Estou nessa área, mas o que eu gosto de verdade não me dá dinheiro nesse país, é uma área muito restrita, então não adianta nem tentar’.
- ‘Estou nessa área porque meu pai ou minha mãe foram isso, e eu herdei responsabilidades’.

Portanto, num planejamento de carreira, muitas pessoas costumam errar desde o início, desde o ‘ponto zero’, que seria fazer aquilo que se gosta e se tem talento.
Não estou dizendo que as circunstâncias externas são fáceis. Nós vivemos numa sociedade onde existem carreiras privilegiadas, em que o salário é melhor e o reconhecimento do governo também, enquanto outras são mais restritas. Portanto, muitas vezes é necessário trabalhar em algum tempo em algo que nem sempre se identifica. Porém, será que vale a pena sacrificar uma vida inteira em algo que não se gosta, apenas porque a sociedade diz que não é viável?

As histórias de maior sucesso, que todos nós admiramos, vem de tentativas incansáveis, e o sucesso como resultado. Exemplos como Sylvester Stallone, que foi recusado milhares de vezes como ator, antes de conseguir seu primeiro papel ; de Steve Jobs, um ícone de nossa geração, que na garagem de sua casa construiu o que no futuro se tornaria um verdadeiro império no mundo da informática ; de Oprah Winfrey, que após muito sofrer na vida pessoal com abusos e maus tratos, chegou ao estrelato sendo considerada uma das pessoas mais influentes do mundo através de seus programas de televisão.
 Com tantos exemplos maravilhosos, podemos perceber que na realidade, o planejamento de sua carreira deve ser perguntar-se em primeiro lugar: Faço o que amo? Tenho aptidão para tal profissão? Quais são os cursos devo fazer para me especializar? (E conte com o Portal da Educação para isso, pois tem vários cursos em várias áreas de atuação, por um valor super acessível, além de garantirem certificado e esclarecimento de dúvidas em tudo o que você necessitar!)

Em segundo lugar, o planejamento financeiro e a pesquisa da área em que se deseja atuar: cursos, valores de cursos e valores de salário, checar sua rede de contatos (networking), entre outros. Posteriormente, faça o que tiver de ser feito, dentro de suas possibilidades.

Em terceiro lugar, a ação: Busque pelo seu emprego desejado, seja visto, se comunique...
E assim, siga na direção daquilo que você é, não do que a sociedade diz que você deve ser. As chances de ter sucesso em sua vida profissional são muito maiores quando se acredita naquilo que se faz ! 

Com amor, Karen Thiemi

Nenhum comentário:

Postar um comentário