sábado, 5 de janeiro de 2013

Lenda e Inspiração de Ceridwen


Inicio esse espaço com muito amor no coração, por ele ser realizado com conteúdos e elementos que representam quem eu sou integralmente. Acredito que esse seja o primeiro passo para uma vida mais feliz e satisfatória – Fazer e ser aquilo que somos! 

Escolhi Ceridwen para ser a musa inspiradora desse espaço, pois ela representa muitas coisas que estamos vivenciando na Nova Era de Aquário – finalização de tudo aquilo que não nos faz bem, e criação de um mundo melhor para se viver, de acordo com nossa própria sabedoria e trajetória pessoal.

Para quem não sabe, Ceridwen é uma feiticeira da Mitologia Celta, detentora do poder de mudar de forma. As histórias dizem que ela era feia (inclusive eu a achava assim antigamente), mas atualmente, vejo que isso não é fato, visto que Ceridwen é associada na Wicca ao simbolismo da *tríplice deusa,  no papel da mulher mais velha e sábia.
Sua mitologia vem do norte do País de Gales, e na sua história conta que ela era casada com Tegid Foel, e tinha dois filhos: Creirwy e Morfran. Como seu filho Morfran era feio e desengonçado, ela resolveu fazer-lhe uma poção de sabedoria, para ajudá-lo em suas necessidades. Ela tinha um bonito e grande caldeirão, chamado de ‘Caldeirão do Conhecimento’, onde realizava suas poções.

No dia em que preparou a poção para Morfran, Gwion Bach, um dos funcionários de Ceridwen, acidentalmente toma 3 gotas da poção saídos de seu caldeirão, e torna-se vidente, sábio e belo. Na tentativa de recuperar a poção, Ceridwen começa um intenso jogo de transformação com Gwion – Ele se transformou em rato, ela se transformou em gato ; Ele se transformou em peixe, ela numa lontra ; Ele se transformou num pássaro, e ela num falcão ; Ele então, se transformou num grão de milho, e ela o comeu. Dessa forma, ela deu à luz após 9 meses de gravidez, sendo mãe de Taliesin, um lendário poeta.

E o que Ceridwen nos traz nesse espaço? Sabedoria amigos, muita sabedoria. E o mais bonito é saber, que essa sabedoria que ela representa, já existe dentro de nós. Todos nós temos uma beleza e sabedoria fantásticas, que são acessadas quando assim o permitimos.

Que a presença de Ceridwen nos acompanhe nesse espaço, e que, tudo aquilo que desejarmos, possamos colocar em prática nesse primeiro ano da Era de Aquário, uma época mais feliz, e transformadora!

Mexa seu caldeirão! 

Beijos e abraços,
Karen Thiemi


*Tríplice Deusa: Simbologia das religiões neopagãs, especialmente na Wicca, que traz os três aspectos do feminino – A mulher Jovem/Donzela (Associado a Lua Nova/Crescente), A mulher Madura/Mãe (Associado a Lua Cheia), e A mulher  Sábia/Velha (Lua Minguante). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário