segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

FÉ VERSUS RELIGIÃO



Apesar do avanço tecnológico, e da modernidade cética que nos rodeia, hoje em dia ainda encontramos milhares e milhares de pessoas em templos religiosos.
Cada religião tem sua história, e sua verdade.Tal verdade é defendida com coragem e energia pelos seus fiéis, de que aquela versão é a correta. ( E todos sabemos que tal coragem e energia, resultou em várias "guerras santas" por inúmeros lugares do planeta...Milhares e milhares de pessoas morrendo pela "FÉ".)
 
Nesse pequeno e talvez polêmico artigo,venho a questionar sobre o que significa a FÉ. Afinal de contas, tenho uma única explicação sobre o motivo de atritos no mundo, explicado por todas as pessoas de todas as religiões: "O problema é que o mundo não acredita na verdade.A verdade que a minha religião prega.A verdadeira Fé, que todos deveriam seguir."
 
 Observo nas religiões (todas as religiões,sem exceção) que existe um único objetivo: Conscientizar as pessoas de que existe um mundo a parte do material,um mundo espiritual,onde existe um Ser superior,que nos dá força e nos dá o seu próprio exemplo, para que possamos seguí-lo. E tenho a livre consciência de dizer: cada pessoa,tem a sua fé. A fé pode ser num Deus Animal,num Deus Humano, num Profeta,num Santo,num Orixá, não importa, cada um tem a sua própria fé.
 
 A Fé tem um objetivo por sinal, muito bonito, que é o de acreditar que devemos melhorar como seres humanos,e melhorar a nossa convivência no momento presente, agindo com solidariedade, e espírito generalizador, de pararmos de olhar somente para nós mesmos, e passarmos a observar que existe o MUNDO lá fora,com muitas pessoas que precisam de tanta ajuda quanto nós.
 
 Porém, tenho observado uma enorme contradição: as pessoas passaram a esquecer o conceito de FÉ para adquirirem o conceito de RELIGIÃO. E o que significa seguir o conceito de religião?
Seguir o conceito de religião,significa seguir normas criadas pelos homens,que expuseram sua visão pessoal sobre como seria melhor o mundo com as regras que eles criaram. Portanto,existem normas dentro das religiões, que ultrapassam os sentimentos e a Fé das pessoas.
 
Por exemplo,a norma do divórcio. Em uma determinada religião, o que Deus uniu,ninguém separa, então,quando um homem e uma mulher se separam pois sentem que eles não estão mais agindo como um casal,as mesmas acabam por divorciar somente no PAPEL. Pois no espiritual,suas almas estão ligadas para sempre,portanto, será traição se uma das duas partes se envolverem em novos relacionamentos...Isso é o que a religião prega. Mas se olharmos para a FÉ,observaremos que o melhor a ser feito é a separação,pois,quando um casal deixa de se amar,acaba o respeito. Quando acaba o respeito, a vida de ambos entra em declínio: O casal sempre vai se ofender,uma das partes poderá encontrar um grande amor,mas devido ao chamado "casamento igual à união eterna", nunca poderá concretizar tal romance, além de ambos nunca conseguirem passar boas histórias e lembranças aos filhos a respeito da escolha que realizaram no cartório.
 
 Por exemplo, a norma do dinheiro na Instituição religiosa. Segundo tal norma, é necessário uma determinada quantia de dinheiro para você conseguir ser aceito no mundo espiritual. Afinal,é um simbolismo do quanto você dá ao Ser superior ao qual você acredita. Mas se olharmos para a Fé, observaremos que você ajudar uma pessoa que passa fome,é muito mais útil do que você dar dinheiro numa Instituição. Afinal,a Instituição parecerá um palácio, e as pessoas que você deve ajudar segundo a fé, continuarão a sofrer no mundo, sem nenhuma ajuda ou orientação.
 
Portanto,paro para refletir, que existe uma verdadeira controvérsia entre FÉ e RELIGIÃO. Não estou aqui para simplesmente colocar em teste as religiões existentes no mundo,pois acho que de acordo com a fé de cada um,existem templos religiosos onde cada pessoa se sente bem, se sente confortado em momentos difíceis.É também um bom local para trocar idéias com pessoas que acreditam no mesmo Ser superior que você.
Porém,digo e repito: Muitas pessoas que freqüentam tais templos, se esquecem do sentido de FÉ,e passam a olhar para coisas pequenas e inexpressivas de uma religião. O coração de cada ser humano, passou a ser deixado para segundo plano, algo que considero errado.
 
Finalizo este, colocando em reflexão tal atitude: O que você,como freqüentador assíduo ou não de uma instituição religiosa,tem feito pela sua FÉ ?

Com amor, Karen Thiemi

Nenhum comentário:

Postar um comentário