sexta-feira, 10 de maio de 2013

Apesar dos Pesares


Li outro dia uma frase lindíssima da Clarice Lispector. Ela diz: "... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente."  

Acho que essa frase traduz muito o aspecto espiritual da vida. Muitas vezes, quando vemos diversos anúncios de profissionais de auto ajuda ou esotéricos, pensamos que simplesmente para essas pessoas, tudo parece ser fácil e feliz. Como se esses profissionais soubessem uma receita mágica para o sucesso ou a satisfação.

A questão é que, receita mágica não existe, partindo do princípio que cada um de nós é um mundo cheio de detalhes e segredos que só nós sabemos como lidar. Os profissionais de aconselhamento em geral, sabem algumas técnicas que podem ajudar a pessoa a se descobrir e ver as situações por outro ângulo. Mas cabe ao paciente compreender as técnicas e moldá-las de forma a ajudá-lo. 

Como diria Clarice Lispector, apesar de, buscamos por nossa felicidade. Apesar de nosso sofrimento, buscamos por aprender algo com ela. Apesar de nossa fragilidade diante da perda, buscamos por superar o medo e viver com uma saudade saudável. Apesar de ainda não termos a situação que queremos, somos gratos pelo o que temos e pedimos à Deus força para lutar por mais. Apesar de nosso coração partido, agradecemos à Deus por ter amado, e pedimos que sejamos correspondidos por alguém que queira o mesmo que nós. E assim, vamos vivendo, apesar dos pesares. E quando nos dermos conta, veremos que fizemos aquilo que considerávamos impossível. 

Com amor, Ká Thiemi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário