terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Por que não?



É inquestionável o fato de que estamos passando por um período de grandes mudanças.

Vivemos à mercê de uma recente mudança de governo no país, de uma crise econômica mundial, de um cotidiano onde sabemos de tudo e todos em tempo real, e claro, do turbilhão de idéias criativas brotando de todos os cantos – redes sociais, filmes, seriados, músicas.

Quando nos voltamos para nossas próprias vidas, é maravilhoso ver o quanto as pessoas dizem que estão buscando mudar junto com a maré – ouço muito as pessoas dizerem que querem fazer algo novo de suas vidas. Algo que as transforme por dentro e por fora.

Porém, é difícil dar o primeiro passo. Dizem que, o mais difícil de qualquer mudança não é o meio nem o fim, e sim o início. Ah, esse início! Como é difícil começar algo novo, sabendo que isso vai mexer com toda a sua estrutura. Como é penoso imaginar o sacrifício da caminhada, aquele período de ajustes, de adaptações... Daí, de repente, você se vê desistindo antes mesmo de ter começado.

Para enfrentar essa sensação de medo, de insegurança, eis que listo abaixo algumas coisas que podem nos ajudar nesse momento. Fórmula mágica não existe, mas orientações são sempre bem vindas para nossa reflexão, não é mesmo?

1)      Fazer-se uma simples pergunta, todos os dias: POR QUE NÃO?

Vocês não imaginam o poder que essa pergunta tem em nossas vidas. Nós temos dentro de nós um  juiz interno que nos dita regras o tempo todo – “faça isso”,” faça aquilo”,” tem de fazer”... E quando nos libertamos dele um pouco, é incrível o quanto mudamos. O quanto nos vemos sendo crianças de novo. Extremamente jovens! Então, quando você quiser fazer algo diferente, se questione: ‘Por que não experimentar?’

2)      Relembrar sempre O MOTIVO DA MUDANÇA

Ninguém quer mudar o que está ótimo. Se buscamos a mudança, é porque temos algo que está incômodo, que não está nos fazendo feliz. Lembrar dos motivos do porque queremos mudar é necessário. Senão, tudo perde o sentido, e a desistência da mudança será inevitável.  Tem uma frase de nosso sábio Freud que diz: “Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.”

3)      Lembrar-se que A VIDA NÃO DÁ GARANTIAS DE NADA

Quando nascemos, ninguém nos disse que seríamos felizes para sempre como nos contos de fada. Ninguém nunca nos prometeu nada. Viemos para esse mundo pelados no ventre de nossas mães, sem absolutamente nada. E tudo o que somos hoje, é uma conquista pessoal nossa, juntamente com a influência externa que recebemos de família e sociedade. Portanto, devemos aceitar que NÃO TEMOS GARANTIAS DE NADA. Não temos garantia que nosso casamento dará certo. Que teremos dinheiro no futuro. Que teremos uma maravilhosa aposentadoria. Que nossos planos seguirão seu rumo do jeito que imaginamos. Que certas pessoas viverão para sempre conosco. Portanto, se preocupe menos com o amanhã, sobre o como vai ser, e sim sobre ‘como está sendo agora.’  Com certeza fazendo coisas boas no seu hoje, existe uma possibilidade maior de que seu futuro será  melhor!

4)   E por fim, e não menos importante: A INSTABILIDADE É A ÚNICA CERTEZA!

Gente, temos que perder a mania de achar que temos certeza de alguma coisa. Como diria minha mãe, ‘A única certeza que temos é a de que morreremos um dia.’ Portanto, aceitemos que a vida é feita de altos e baixos. Que hoje a vida está de um jeito e amanhã tudo pode ser diferente. Tudo mesmo, ok? Hoje você pode morar num lugar e amanhã estará em outro. Hoje você pode estar namorando alguém e amanhã com outra pessoa. Hoje você pode estar com menos dinheiro e amanhã mais. Hoje você pode querer dançar Tango na Argentina, e amanhã você pode ter mudado de idéia e querer ir para a floresta na Amazônia. Simplesmente, tanto a vida que levamos e a nossa alma são respectivamente MUTÁVEIS. E aceitar isso é fluir com a vida.

Tenham todos(as) uma ótima mudança!
Namastê!

Karen Thiemi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário